terça-feira, 13 de março de 2018

Sessão Distrital em Fundão - AEGX em destaque

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares organizou, no dia 12 de março, no Casino Fundanense, no Fundão, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico do distrito de Castelo Branco.
Nesta sessão parlamentar, os jovens têm a oportunidade de, na qualidade de deputados do Parlamento dos Jovens, debaterem e aprovarem o projeto de recomendação deste círculo eleitoral e elegerem os seus representantes à Sessão Nacional que irá ter lugar na Assembleia da República, nos dias 16 e 17 de abril.
Esta sessão contou com a presença de Álvaro Batista (Deputado da Assembleia da República), Paulo Fernandes (Presidente da Câmara Municipal do Fundão), Cristina Oliveira (Delegada Regional de Educação do Centro) e Catarina Durão (Instituto Português do Desporto e Juventude).
Os deputados do círculo de Castelo Branco apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:
1. Promover a implementação de debates nas escolas, com caráter obrigatório, nos diferentes ciclos de ensino, que visem desenvolver a temática da igualdade de género.
2. Adoção de medidas legislativas que garantam às mulheres e homens igualdade de acesso ao trabalho, desde que tenham as mesmas habilitações, em qualquer área profissional, sem qualquer discriminação salarial.
3. Fomentar o direito de partilha das responsabilidades parentais pelos dois géneros, através de, por exemplo, campanhas de sensibilização de acordo com a decisão do casal.
4. Criação de mecanismos que permitam às empresas contratar um profissional competente independentemente do género, para substituir a mulher grávida no período estipulado pela lei. O Estado em conjunto com as empresas deve constituir uma bolsa de profissionais que a substituam durante esse período sem que esta perca o seu emprego
Nome das escolas e deputados eleitos para a sessão nacional.
1ª Escola – Escola Secundária Campos Melo, Covilhã
Deputados
Nome: Rita Cardoso Lopes
Nome: Vasco André Lopes Marrocano
2ª Escola – Escola Básica Serra da Gardunha, Fundão
Deputados
Nome: João Pedro Godinho Nogueira
Nome: Guilherme Marrucho Silveira
1.ª Escola Suplente – Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco
Deputados
Nome: Constança Reis
Nome: Catarina Patrício
2.ª Escola Suplente – Escola Secundária de Fundão
Deputados
Nome: Leonor Santos Gomes
Nome: Ariana Sofia Batista Tinalhas
Porta Voz – João Pedro Godinho Nogueira
Proposta de tema para o próximo ano: Alterações Climáticas




















Sem comentários:

Enviar um comentário